Como incentivar os pequenos a cuidarem dos dentes?
A fase mais importante para a prevenção de enfermidades bucais, ocorre durante a infância e adolescência, devido a transformação e formação permanente da arcada dentária, além da ocorrência de bons hábitos saudáveis que, quando bem transmitidos nesta fase, contribuem para a formação de adultos com maior consciência sobre os cuidados bucais necessários para uma melhor qualidade de vida.
Estabelecer hábitos saudáveis de higiene bucal ainda na infância pode prevenir problemas no futuro! E como estamos na campanha Julho Laranja, trouxemos algumas dicas para cuidar e incentivar os pequenos a também cuidarem dos dentes:
Dicas aos pais
– A escova ideal deve ter a cabeça pequena, com cerdas arredondadas e macias, e alcançar até o último dente da boca da criança.
– Após a amamentação ou a mamadeira, ofereça água para a criança beber.
– Para limpar a boca do bebê ou de uma criança bem pequena, mesmo antes de nascer os dentinhos, para retirar o excesso de leite que fica na boca dela, enrole no dedo uma gaze embebida em água filtrada ou fervida e higienize a boquinha da criança.
– O ideal é que a escovação seja realizada ao acordar, após o café da manhã, depois do almoço, após o jantar e antes de dormir.
– É preciso escovar a língua também, com a escova mesmo. Peça à criança para colocar a língua para fora e efetue a limpeza.
– A primeira visita ao dentista deve ser feita aos seis anos. Se necessário, pode ser levada antes disso.
– Supervisione a higiene na infância pelo menos até a criança ter autonomia para fazer bem feito sozinha.
– Mantenha uma rotina alimentar com alimentos nutritivos e evite ao máximo a oferta de alimentos ricos em açúcares e pegajosos.
Incentivando os pequenos
– Sempre que possível, explique às crianças a importância da escovação.
– Escove seus dentes junto de seus filhos, para mostrar exemplo.
– Tente tornar esse momento divertido. Use brinquedos e fantoches para ilustrar a importância da saúde bucal.
– Incentive as crianças a começarem a tentar escovar os dentes sozinhas. Mas, respeite o tempo delas.
– Utilize agendas e quadros para lembrar os pequenos de escovar os dentes!
FONTE: Fundação Abrinq