Entenda a campanha Julho Laranja e a sua importância

Categoria

A campanha Julho Laranja tem como principal objetivo informar e sensibilizar a população sobre a importância da Ortodontia preventiva, em crianças a partir dos 6 anos de idade. A mobilização também tem o propósito de estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na criança, como uma higiene bucal adequada, uma alimentação balanceada e nutritiva e boa noite de sono.

O mês de julho foi o escolhido porque é o período em que os brasileiros costumam buscar mais a Ortodontia Infantil. O slogan da campanha é “Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida”. A cor laranja foi escolhida por simbolizar alegria, vivacidade e confiança. Em 2020, a mobilização ganhou uma mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.

A Campanha Julho Laranja foi idealizada pela odontopediatra e ortodontista, Cibele Albergaria, inscrita no CRO-DF 2475. A campanha contou com a parceria e apoio dos ortodontistas: Ricardo Fabris Paulin (CRO-DF 6886), Denise Poubel Vilar (CRO-DF 3157), Patrícia Zambonato Freitas (CRO-DF 7221) e Daniela Gamba Garib Carreira (CRO-SP 55418).

Muitos problemas podem ser corrigidos e evitados se tratados precocemente, podendo prevenir o agravamento de muitas alterações dentárias e esqueléticas. Alguns pais e profissionais acreditam que uma criança deve iniciar terapia ortodôntica somente quando todos os dentes de leite caem, isso é um erro muito comum.

A campanha Julho Laranja vem para alertar que a primeira avaliação ortodôntica deve ser feita mesmo se a criança possuir ainda apenas dentes de leite ou pelo menos no início da troca dentária que geralmente ocorre por volta dos 6 anos.

Iniciar o tratamento ortodôntico precocemente só traz vantagens para a criança e para os pais. Nessa fase o ortodontista poderá trabalhar em conjunto com o fonoaudiólogo, pediatra, e nutricionista, para que juntos possam melhorar a qualidade de vida e autoestima da criança.

 

FONTE: Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal